O que é o Culto ?


O culto é uma convocação do Deus triúno a todo aquele que foi inserido no contexto da família cristã. É uma iniciativa de Deus e não do homem e tem sua natureza em Deus e não no homem.
             O culto nas igrejas modernas em quase todo o mundo cristão é percebido como algo que fazemos para Deus. Reunimo-nos, cantamos os louvores a Deus, fazemos nossas orações, ouvimos a pregação da Palavra de Deus e damos testemunhos do amor divino. Para tudo isto, obviamente, suplicamos a assistência e bênção de Deus. Mas continua sendo algo que fazemos, que apresentamos a Deus. O autor de Hebreus define assim a natureza do culto cristão:
    “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo os corações purificados de má consciência, e lavado o corpo com água pura. (Hebreus 10.19-22).
        Reconheço a importância de uma liturgia bem planejada, de cânticos e hinos inspirativos e ambientes adequados para o culto que prestamos a Deus. O que me preocupa é a substituição da natureza mediadora de Cristo no ato de culto por elementos, muitas vezes, manipuladores das emoções. A satisfação humana tornou-se central nas celebrações da igreja. São as nossas sensações que determinam o significado do culto e não a glória de Deus. Se me sinto bem, se acho que fui abençoado (mesmo que esta expressão não signifique mais do que uma sensação de bem-estar), se de alguma forma acho que foi válido ter gasto horas naquele lugar, então significa que o culto foi bom. No entanto, o objetivo do culto não é o culto irmãos, e nem mesmo nós, mas Deus. A bênção do culto é o privilégio de oferecermPense Nisso!
os a Deus todo o louvor que a Ele é devido.  
 
           Pense Nisso!